início sobre eu leio Image Map

31 janeiro 2013

sobre emagrecer, dieta e algumas dicas


Como boa parte da população feminina, no início de 2013 eu decidi que ia ter uma vida mais saudável e tentar emagrecer um pouco, pois eu sempre fui muito sedentária e nunca liguei muito para as coisas que eu comia. Então eu pesquisei muito sobre dietas, alimentação correta, exercícios, meu peso ideal e tudo mais. Eu não quis procurar um médico porque eu não estou tão acima assim do meu peso, então não tenho um perfil de risco.


Bem, qualquer um que pesquise na internet vai achar milhões de dietas, e eu fiquei muito desanimada com o que eu vi, pois a maioria das dietas são muito complicadas, com coisas que não compramos normalmente. Mas... Eu encontrei uma dieta muito louca que se chama "Dieta do Leite". Basicamente, ela consiste em tomar apenas leite durante 8 dias. No meio, tem algumas frutas e carne, mas mesmo assim ela é super perigosa e eu não recomento a ninguém fazer, porque pode ter efeitos não desejáveis no seu organismo. A ideia é que durante uma semana você faça ingestão de praticamente apenas leite e o seu corpo gaste as gorduras que estão na reserva, porque você estará ingerindo quase 0 gordura.

Mesmo não indicando pra ninguém, eu fiz (teimosa!). Quem quiser saber como funciona, clica aqui. A minha ideia em fazer essa dieta completamente louca era que eu ficasse essa uma semana ingerindo pouca gordura e gastando as reservas para perder alguns quilos e na semana seguinte (que chegaria a bicicleta ergométrica que eu comprei) passaria a fazer as refeições normais, mas baseadas apenas em coisas saudáveis, sem doces, gorduras e frituras, e combinar com exercícios físicos. Eu optei por usar uma bicicleta ergométrica porque eu detesto sair para fazer exercícios. Aonde eu moro tem muita ladeira, e me desanima demais.

Querem saber o que aconteceu comigo nessa semana (que foi do dia 7 ao dia 14)? Eu quase não senti fome nenhuma, emagreci 3kg e (como era de se esperar) quando eu pude voltar a comer normalmente, senti meu estômago "menor", aceitando tranquilamente quantidades pequenas de comida. É claro que os efeitos são adversos; depende da pessoa, da rotina que ela leva e o que ela costuma comer. Eu, por exemplo, durante a semana quase não como porcarias e além disso, fiquei em casa o dia todo. Se eu fosse uma pessoa que trabalha e estuda o dia inteiro e precisa de mais energias, talvez não tivesse dado certo.

Após esse período quase de "reflexão", eu percebi que muitas coisas que eu como eu como apenas por ansiedade. E, geralmente, coisas que nós comemos por ansiedade e não por fome são comidas muito calóricas que não fazem bem pra gente. Desde então, a minha alimentação está sendo baseada nas seguintes coisas:

    - Gelatina sem açúcar. Muita gelatina!: apesar de ser sem açúcar, ela é bem doce e ajuda muito na hora que eu estou com vontade de comer um doce. Uma caixinha pronta dessa sem açúcar tem em torno de 30kcal! É bem pouco!

    - Atum Light: eu comprei também várias latinhas de atum light natural (o que vem sem óleo). Tem poucas calorias e vem bastante naquela latinha redonda que eu não dava nada! Além do mais, tem ômega 3 e todas aquelas coisas boas que os peixes oferecem pro nosso organismo!

    - Iogurte Light: o iogurte, dependendo da marca, pode ser um pouco mais aguado ou não. Eu tomei da Activia e ele é um pouco mais líquido do que o normal, mas o gosto pra mim é praticamente o mesmo!

    - Granola: eu amo granola, então sempre que vou tomar iogurte coloco umas duas colheres de sopa. Fica gostoso, saudável e vai super bem no lanchinho da tarde!

    - Água sem limite: a água, além de fazer um super bem para a nossa pele e ser necessária para o nosso organismo (o que todo mundo sabe) pode te ajudar a driblar a fome na hora errada. Eu, por exemplo, insisto em ter "fome" mesmo depois de ter almoçado e ter feito um lanchinho à tarde. Digo fome entre aspas porque muitas vezes não é fome de verdade, é apenas vontade de comer alguma coisa, qualquer coisa. Principalmente se for gostosa. Então a água, se for tomada com bastante frequência, vai acabar também te ajudando a sentir que sua barriga não está tão vazia quanto o seu cérebro está te dizendo, e que você NÃO precisa comer nada fora do horário!

    - Muita fruta: essa não tem o menor segredo né? (:

É claro que nós temos que lembrar que o objetivo nunca deve ser se matar para emagrecer e virar uma modelo. Nós temos que respeitar os limites do nosso corpo. A Mel tem um post bem completo falando sobre isso! Se quiser ler, clique aqui!

Bem, basicamente eu estou seguindo essa linha. Fazendo várias refeições ao dia, mas em quantidades pequenas. Ainda não comecei a usar a bicicleta ergométrica, mas ainda essa semana já vou colocar minha roupinha de ginástica e mandar brasa :D

LilySlim Weight loss tickers


É claro que eu não vou ficar para sempre sem sair para comer numa pizzaria, ou comer um lanche ou um doce gostoso. Apenas é bom deixar essas comidas mais pesadas para ocasiões mais especiais, com os amigos por exemplo, e não todos os dias!

Isso é tudo pessoal!
Até mais!





11 comentários:

  1. Adorei o post, eu estou tentando comer melhor esse ano tbm!
    o pior é que eu não tenho muito peso, só que to barriguda sacas?
    rs
    acho que o jeito vai ser partir pras aerobicas! ;]

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, minha barriga é o que me deixa mais irritada rsr... Não some nunca!

      Obrigada pela visita e comentário flor :*

      Excluir
  2. Nossa, me identifiquei muito com seu post pois também estou em uma fase de reeducação alimentar.
    Meu único problema é a falta de tempo e a preguiça de exercícios.

    Beijocas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mary, realmente a falta de tempo atrapalha muito nossa reeducação alimentar. Mas reorganizando tudo, a gente consegue mudar (:

      beijinhos querida!

      Excluir
  3. Muito bom o seu post, fazer reeducação alimentar é muito dificil e pelo visto você está indo muito bem, eu ate tento diminuir nos doces, mas eles são sempre o meu ponto fraco. Só acho que se deve sempre tomar muito cuidado com dietas e um acompanhamento medico nunca é dipensavel, mesmo não estando acima do peso né, ate porque eles normalmente pedem exames e ve o que falta e o que está exagerado na sua alimentação.

    Uma vida saudavel é muito importante, então sempre vale a pena se cuidar.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu não gosto de dietas, nem acho que elas funcionam magicamente como as pessoas dizem, mas essa foi a primeira que eu fiz, mais por curiosidade. Por sorte funcionou, mas eu não indico mesmo rs.. Um dia eu inevitavelmente terei de um num especialista, mas por enquanto eu dispensei :P preguiça pura, provavelmente!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!! (:

      Excluir
  4. Ai, eu tenho muito problema com essa questão de alimentação e exercícios físicos, já que eu sou muito ansiosa e preguiçosa! Adoro comer besteiras, mesmo durante a semana, principalmente quando estou em aulas e tenho que passar o dia na faculdade. Uma lástima. :( Não suporto fazer dietas, mas achei muito interessante essa do leite. hahaha Na verdade eu só preciso de mais disciplina, voltar a não ter uma vida sedentária e beber muita água, coisa que eu não consigo e, como você disse, é muito importante! O que me ajuda é que sou vegetariana, do contrário acho que já estaria bem gordinha. hihihi Boa sorte e nos mostre os resultados depois! ;P

    Bom, flor, não sei se você gosta de memes e sei que tem um pouco de preguicinha de ler xD, mas resolvi te indicar pra fazer um meme bem legal! Eu entendo se você não quiser participar ou não ache interessante, mas esse é um meme de incentivo à leitura :D Saiba mais aqui:

    http://gostodascoisaspoeticas.blogspot.com.br/2013/02/laco-de-incentivo-leitura.html

    Você poderia indicar o primeiro livro que leu ou um que ache bem fácil de ler! :D

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é muito difícil estudar e manter a boca fechada para besteiras. Sei lá, estudante sente come demais hahaha
      Mas pode deixar que mais pra frente falo se to sentindo mais diferenças e como está indo tudo (:

      E eu adorei que você tenha me indicado! Vou participar sim, e já sei qual livro vou indicar. Só não conheço 10 blogueiras, eu acho hehe. Mas eu dou um jeito! Muito obrigada (:

      beijinhos!

      Excluir
    2. Que legal, baby!! Vou esperar pra ver sua indicação! ;D

      Excluir
  5. Muito legal o teu post! Hehe Sobre essas dietas loucas... Uma vez eu fiz a "dieta japonesa", e ela consistia em comer MUITO pouco! Mas tipo, como foi aprovada por nutricionistas japoneses, tentei convencer a minha mãe, mas quando eu estava completando a semana (não pode ser mais que isso), ela me trollou e fez comidas gordurosas (e me obrigou a comê-las! kkkk). Mas bom, nesse pouco tempo, devo ter perdido uns 4kg, mais ou menos, e também senti meu estômago menor, o que foi ótimo. Mas como já tive infecção intestinal uma vez e ela durou cerca de 2 semanas, eu acabei com o estômago ainda menor, então sinto pouquíssima fome. Sem falar no intestino preso kkkkk

    Enfim, sou tagarela demais! Sou post ficou ÓTIMO e muito bem explicadinho :) Gostei demais daqui! Abraço e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, aí foi sacanagem da sua mãe, hein? Mas a minha fez mais ou menos isso comigo... Ficou comendo coisas gostosas na minha frente, mas eu fui firme e forte hehe. Uma semana depois ela começou a fazer também e não aguentou :P

    Que legal saber que você gostou :D Fico bem contente (:
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Seus comentários alimentam meu blog ♥
comente e deixe também o link do seu blog (:

início sobre eu leio rss twitter facebook Image Map