início sobre eu leio Image Map

04 fevereiro 2013

resenha: a culpa é das estrelas (john green)



Eu estava na Livraria Cultura e esse livro estava bem na entrada. Já tinha visto vários(as) blogueiros(as) escrevendo resenhas sobre ele, mas não li nenhuma delas e não fazia a menor ideia do que se tratava a historia. Eu o tirei da prateleira e nem sequer li os textos da contra-capa ou da orelha: não sabia MESMO qual era a história do livro. Quis me surpreender. E fui, de fato, surpreendida!


Basicamente (o que qualquer um pode dizer sobre o livro) é: a personagem principal é a Hazel Grace, 16 anos. Desde os 13 foi diagnosticada com câncer no pulmão, e se encontra num estágio bem avançado da doença. Com medo de que a filha entrasse em depressão, a mãe de Hazel a obriga a ir sempre ao Grupo de Apoio à Crianças com Câncer.

Em uma das reuniões ela conhece Augustus Waters, também um sobrevivente do câncer mas que tem uma estimativa de vida muito maior que a de Hazel. Por algum motivo, ele não para de olhá-la durante toda a reunião e, na saída, acaba puxando assunto com ela, e é quando começa a surgir uma grande amizade entre os dois.

O livro tem várias referências de filmes e outros livros, o que me fez sentir mais próxima dos personagens. E, ao contrário do que parece, a história não é sobre o câncer em si. É a vida, as descobertas e o dia-a-dia de dois adolescentes que estão sobrevivendo ao câncer.

Minha opinião:

O que eu mais gostei no livro (e que talvez muitas pessoas não gostem) é que ele não tem um ápice. Não é uma história de altos e baixos onde você fica aflito com o que vai acontecer. Você sabe o que vai acontecer, e acontece. Simples, como é (nesse sentido) a vida de qualquer pessoa. Como são os acontecimentos do nosso próprio dia-a-dia, com a diferença que são adolescentes com câncer. É como saber que um dia você vai morrer, só que pra eles esse dia pode ser qualquer dia mesmo. Achei uma leitura tranquila e muito prazerosa, com muitos diálogos interessantes que vão desde cômicos à profundos e melancólicos.

Eu não esperava nada do livro, pois como eu disse eu não sabia do que se tratava, mas me surpreendi positivamente com uma leitura diferente do que eu já conhecia; uma nova linha de raciocínio.



E aí, alguém já leu esse livro e teve uma opinião parecida com a minha? O que acharam?
Lembrando que amanhã tem sorteio no blog!
Beijinhos!




10 comentários:

  1. Acho que sou a unica louca que não leu esse livro ainda,mas eu não conhecia a historia do livro,parece ser triste né?
    Enfim,beijos!
    http://desconstruindoamelias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, eu nunca leio os livros que estão "na moda" rsrs. è um livro cheio de sentimentos, dá pra chorar, mas da boas risadas também (:

      beijos!

      Excluir
  2. Me falaram que a história desse livro é muito linda. *uu*
    Amei aqui. Bjin'

    ResponderExcluir
  3. Agora quero mais ainda ler esse livro! Parece ser uma história linda e eu amo as coisas simples ^^

    Beijocas

    http://gostodascoisaspoeticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super linda a história! Aposto que vai gostar quando ler (:

      Beijos!

      Excluir
  4. Foi uma das melhores leituras que tive em 2012 ;-; <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bacana! Eu não posso dizer que foi uma das minhas melhores leituras porque eu não leio com muita frequência para poder comparar de maneira justa, mas eu gostei bastante de lê-lo! (:

      Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  5. OI Flor eu tenho a culpa é das estrelas e foi a melhor leitura de 2012! Sua resenha ficou ótima...só acho que o livro teve ápice sim várias vezes na minha opnião.
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que ele trata os acontecimentos mais marcantes da história de uma forma bem simples, sem deixar que os sentimentos sejam retratados de forma tão fictícia. Talvez pela morte estar tão presente na vida deles, é algo triste mas é o que se esperava desde o início do livro!

      Obrigada pela visita Ellen :D e pelo comentário também!
      Beijos!

      Excluir

Seus comentários alimentam meu blog ♥
comente e deixe também o link do seu blog (:

início sobre eu leio rss twitter facebook Image Map